domingo, 13 de fevereiro de 2011

Fisioterapia

Desde que nasceu Valentina vem sendo acompanhada por diversos fisioterapeutas. Enquando Valentina esteve nas UTIs o foco era cuidar do seu sistema respiratório pois devido à sua cardiopatia e à bandagem ela ficou um pouco debilitada, mas sempre nos preocupamos muito com a questão motora. Quando ela era bem pequenininha percebemos que suas mãos não se abriam, ficavam naquela posição bem característica da síndrome, e pedimos às fisios que fizessem alongamentos. Quando Valentina foi transferida para a UTI Pediátrica e seu estado geral melhorou elas nos orientaram a fazer um chumacinho com gaze e colocar dentro da mão da Valentina para ir acostumando a abrir. Fazíamos isso todos os dias. Papai ficou especialista em fazer os rolinhos para aquelas mãozinhas tão pequenininhas, passava micropore com todo carinho para não sairem do lugar e ela passava algumas horas por dia com aquilo nas mãos. Pensamos em fazer uma órtese mas ela era tão pequenininha que seria muito difícil ainda. Devido ao seu quadro delicado a fisio motora era sempre em segundo plano, se desse era feita, se não, ficava para lá, afinal de contas, a prioridade dentro da UTI é a sobrevivência o resto é resto. Na mesma época percebemos que Valentina não levava as mãozinhas para pegar nada, ficava sempre muito quietinha, compramos um móbile para tentar estimular seu campo visual e ver se ela se interessava em tentar pegar as bonequinhas. Eu pegava a mãozinha dela e ficava batendo mas ela sozinha não dava conta. Aprendemos também a fazer um rolão com cobertor para colocar em volta dela, para estimular a ficar sentadinha mas dava uma dó pois a cabecinha não segurava quieta. Mas devagarzinho ela foi melhorando. Agradeço demais aos fisios da UTI que deram muitas idéias maravilhosas e que deram o pontapé inicial para a evolução motora da Valentina. Agradeço às tias Flávia, Mari, Grazi, Cris, Lu e ao tio Elton que tiveram todo carinho do mundo com minha pequena durante sua internação e até hoje mantenho contato com alguns. Dessa época só tenho uma foto com o tio Elton, que era o que fazia as maiores loucuras com Valentina e ela adorava!




Depois que viemos para casa Valentina conseguiu outro fisio fantástico, o tio Rômulo, que fez progressos maravilhosos com ela. Nunca mais eu ouvi Valentina reclamar na fisioterapia como ela reclamava quando era com o tio Rômulo. Mas ao mesmo tempo se abria toda quando escutava a voz dele. Foi o tio Rômulo que ensinou Valentina a se apoiar para não cair para os lados, ele que estimulou para sentar, que fez um monte de coisas que agora estão dando resultados. Muito obrigada, tio Rômulo, sentimos muito a sua falta.



Valentina sempre foi acompanhada por ótimos profissionais, tanto aqui em casa quanto em suas internações. Quando ela teve que ser internada em um hospital diferente do que estávamos acostumados no ano passado ficamos muito apreensivos mas tivemos a grata surpresa de reencontrar profissionais que já haviam atendido Valentina antes e conhecermos novos, também excelentes.


Hoje o trabalho feito na Valentina é primordialmente motor, se ela estiver hiper bem. Quando não está focamos no respiratório com um pouquinho de motor. Se ela estiver muito bem, fazemos o respiratório e mais motor. Tentamos não descuidar nem de um nem do outro. Nesses dois anos de vida da Valentina conseguimos um avanço maravilhoso. Hoje ela fica sentada sozinha, tem um bom controle de tronco, e com o trabalho pesado das fisios está conseguindo ficar em pé com ajuda. Ela adora quando está em pé, acho que muda seu campo de visão e ela ri muito. Abaixo fotos dela com as tias Rafaela, Priscila e Patrícia, que a atendem em casa. Mas quero agradecer também às tias Anne, Samara, Ludmila, Renata, Patrícia, tio Hugo, que passaram ou passam aqui em casa nos plantões da vida. Bjs a todos





E este é o resultado, quando está inspirada, de boa vontade, fica em pé sozinha, com um pouquinho de ajuda.


Um comentário:

  1. Oiiiiiiiiiii, amo essa princesinha de paixão!!! nossos caminhos estão um pouco desencontrados, mas prometo estar mais presente em sua vida meu anjo!!! até porque tah chegando um grande amigo seu o arthur por aí!!! Bj Tio Rômulo

    ResponderExcluir