segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A luta para comer

Valentina faz fono praticamente desde que nasceu. Mas, devido à síndrome, sempre teve uma dificuldade muito grande tanto na deglutição quanto na mastigação. Em resumo, via oral, praticamente nada! Vez ou outra aceita um pouquinho de sopinha, um pirulito, mas só dá uma provadinha de leve e cospe tudo fora. Por conta disso faz trabalho com a fono desde o hospital. Quando veio para casa, no home care, conseguimos que ela fosse atendida cinco vezes por semana, o que de início foi maravilhoso, ela teve uma evolução fantástica, mas troca de profissional daqui, muda de fono dali, perdeu-se grande parte do trabalho que já havia sido conquistado. Agora para conseguir comer uma colher de papinha é preciso muita invenção, adulação, briga, marra, beijinhos, enfim, todas as artimanhas possíveis e impossíveis, além das técnicas das fonos, claro! Vou postar abaixo uma típica sessão de fono da Valentina, não liguem pois as fotos estão um pouco embaçadas, é que ela não parava quieta. Mas ainda faz umas carinhas lindas para a gente rir.





Ainda comportada


Parece um polvo, sai braço de tudo que é lado


Brigando com a gente



Fugindo da colher de sopinha


Eca! Eu já disse que não quero!!!!



Hummm, agora sim! Suquinho de laranja


Vou fingir que tomo para ver se elas me deixam em paz.


A vida com a Valentina é uma batalha constante, muita luta mas também muitas conquistas. Temos que estar em cima dos profissionais que a atendem para darem o seu melhor e, às vezes, somos mal interpretados quando solicitamos a troca deste ou daquele profissional que não se enquadra no padrão Valentina de excelência. É um padrão alto, pois corremos contra o relógio. Sabemos que esses primeiros tres anos de vida são importantíssimos no desenvolvimento global de qualquer criança, o que se dirá no desenvolvimento de uma criança especial.


Um comentário:

  1. Oi Alessandra. Não sei se ainda posta alguma coisa no blog, mas resolvi te escrever pq tenho um anjinho com Edwards tb é desde que ouvi falar na Valentina - O Dr. Maurício Jaramillo - que tenho vontade de conhecê lá. Aqui lendo este POST me deparei com a mesma dificuldade .O Davi Antônio- meu anjo- tb tem dia que não come por nada. Ele fez um aninho no dia 10 de abril. Gostaria tanto de conhecer vcs!!! Me mande um email se isso for possível. alessandradim@hotmail.com

    ResponderExcluir