terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

História - Parte VII - A vida na UTI Pediátrica

A primeira noite de UTIP foi o caos total! Não sei se Valentina estava acostumada com a agitação da UTIN, onde existem 13 leitos, com seus monitores e bombas, que apitam, com seus médicos e enfermeiros e técnicos, fazendo barulho o tempo todo e, de repente foi transferida para um quarto privativo, onde estávamos somente nós duas e o silêncio imperava. Só ouvia a minha voz. Como ela ainda estava no Hood não podia pegá-la no colo, o máximo que fazia era conversar, e acariciar. Passamos praticamente a noite toda desse jeito, ela chorando compulsivamente e eu tentando acalmá-la, cantei musiquinhas, conversei, expliquei que dali em diante iríamos ficar juntas. Depois de muito choro e muita conversa, se acalmou e dormiu. No dia seguinte, logo de manhã cedo já trocaram a encubadora fechada por um berço aquecido porém aberto, já que a Valentina não mais necessitava ficar dentro da encubadora, que já estava ficando desligada a um bom tempo para não superaquecer seu corpinho. No outro dia, na hora do banho, a técnica verificou que ela aguentou bem ficar fora do Hood e pediu autorização ao médico de plantão para fazermos uma experiência de deixar a Valentina ficar somente com o cateter de O2 próximo ao seu rosto. Ela foi uma lady e aguentou muito bem, se livrando de vez do Hood. Neste mesmo dia enquanto o papai ficava com a Valentina para que eu pudesse ir em casa, tomar um banho, dormir um pouco, novas mudanças nos aguardavam. Quando voltei haviam autorizado o uso de roupinhas e ela estava lindamente vestida com o macacãozinho que havíamos levado para a vó Anália fazer sua oração. Taí a fotinha abaixo para todos verem que não estou mentido, rs...



Outra coisa que também mudou na nossa nova vida de UTIP foi o leite. Na UTIN as mães eram incentivadas a fazer a retirada do leite materno o máximo de vezes possível para poder dar aos bebês. Como a Valentina nunca mamou, ordenhar para mim era um martírio. Eu perdia às vezes uma hora do horário de visita dentro do lactário, tentando tirar míseros 30, 40 ml de leitinho para ela. Ao fim de tres meses meus seios estavam cheios de manchas roxas, pois nunca me adaptei com bombinhas e fazia a ordenha na mão. Além disso ainda tirava mais duas ou tres vezes aqui em casa e levava para o banco de leite. Em resumo, na UTIN, o bebês eram alimentados com leite materno provenientes das mães ou de doações. Já na UTIP o procedimento era outro, eu podia ordenhar, se fosse minha vontade, mas, como as doações de leite materno são poucas, são exclusivas para as crianças da UTIN e as da UTIP tomam leite artificial mesmo. Logicamente que minha vontade era que Valentina tivesse mamado, e não precisasse de LA, mas se era para ser assim, que fosse, o que se revelou uma boa coisa, pois ela em poucos dias engordou bastante. Eu ainda tirava meu leite duas ou tres vezes ao dia mas, como era muito penoso para mim, fui deixando gradativamente até secar de vez. Abaixo uma fotinha da carinha gordinha dela.



Um belo dia, em que fui dormir em casa, cheguei no hospital e estava o maior bafafá, todo mundo elogiando o Jr, dizendo que é um paizão pois tinha dado o seu primeiro banho. O danado foi mais rápido que eu, acreditam? Incentivado pelas técnicas e pela médica de plantão, que inclusive filmou a cena, foi sendo instruído e deu um banho bem direitinho na Valentina, lavou orelinha, cabelos, partes pudentas, não deixou entrar água no ouvido, fez tudo como manda o figurino e ganhou nota 10!
Outra coisa maravilhosa na UTIP era o horário de visitas. Todos os dias, por uma hora, podíamos receber duas pessoas, independentemente de quem fossem, parentes, amigos, e muitas pessoas foram conhecer Valentina desse jeito, passando um tempinho rapidinho conosco lá no hospital. Abaixo fotinhas como os meus pais, com a minha prima-irmã-madrinha-comadre Ana e mais uma da Valentina toda linda, esperando visita, com uma roupinha que a Ana deu e que ela ficava a coisinha mais linda da face da Terra.






Bom, o tempo foi passando, Valentina se recuperando de suas infecções, ficou boa das bactérias, fez o tratamento do fungo e nada mais nos prendia ali. Nesta época se cogitou fazer a cirurgia de gastrostomia mas, como a forma abordada foi das piores possíveis, uma das médicas disse que, se dentro de uma semana a Valentina não comesse ela ia fazer a gastro de qualquer jeito, a fono me deu essa notícia e eu embirrei e disse que não, que não ia deixar e pronto. Eu já não tinha uma boa impressão da gastrostomia, tudo que eu procurava na internte era hororroso e ainda tinha a esperança de, com o passar do tempo, mesmo com a sonda naso, Valentina se acostumar a comer comidinhas mais pastosas e não ser necessário fazer esse procedimento. Foi imaturidade minha, turrice mesmo. Como me arrependo hoje! Valentina passou por uma pneumonia depois e tenho certeza que foi por broncoaspiração, apesar de nunca ninguem me afirmar isso, mas meu coração de mãe me diz. Enfim, nessa época a psicóloga do hospital já havia me informado da possibilidade de virmos para casa com Home Care, que eu não tinha a menor idéia do que vinha a ser, a nossa vontade era pegar Valentina e sair correndo de lá para casa o quanto antes mas sabíamos que ela iria precisar de muitos cuidados especiais. Nos informamos junto ao convênio e demos entrada no pedido. A esta altura do campeonato Valentina estava ótima, já não precisava mais ficar na UTI, não tinha mais nenhuma infecção, haviam tirado seu acesso central, respirava ar ambiente, e fomos informado que seríamos transferidos para o quarto enquanto o plano de saúde liberava o Home Care e, menos de um mês após termos sido transferidos para a UTIP para termos "convívio familiar", estávamos quase a caminho de casa, com nossa filha recuperada de uma septicemia.










3 comentários:

  1. Parabéns pela luta de vcs, principalmente dessa gatinha que foi tão forte e persistente ao lado da maezona e do paizão.
    Muitas felicidades e saúde a todos.
    Agradeçam todos os dias a Deus por tanta coisa boa na vida de vcs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua Valente Valentina... Não deve ter sido nada fácil, mais cada sorriso e evolução não tem preço algum

    Ela muito linda >.<

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde..Parabéns. .muito linda sua filha..que Deus abençoe e esteja sempre ao lado desta princesa há do senhor..bjs..E ela Erlandia Lopes Anastacio

    ResponderExcluir